Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Redução da maioridade penal: pastor argumenta a favor da medida para "punir quem comete crime"

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou nesta semana a redução da maioridade penal para 16 anos. O texto ainda deverá tramitar por outras comissões e ser votado no plenário da Casa duas vezes antes de seguir para o Senado.

Quando o assunto voltou à pauta recentemente, um grupo de evangélicos se posicionou contra o Projeto de Emenda Constitucional, afirmando que a punição pelos crimes cometidos por adolescentes não traria nenhum ganho social, pois, dentre diversos motivos, o sistema prisional brasileiro não tem condições de recuperar os detentos.

Na contramão dessa visão, o jornalista, escritor e pastor assembleiano Geremias do Couto publicou um artigo no Púlpito Cristão destacando os pontos que o levam a ser favorável à medida, que é defendida por alguns dos integrantes da bancada evangélica na Câmara.

“Sou favorável que a prática de crimes seja punida independente da idade, com a devida gradação que leve em conta as circunstâncias na consecução do ato”, escreveu Couto, introduzindo seus argumentos a favor da medida.

O pastor destaca que sua opinião é formada a partir da observação de pontos da Bíblia que ele considera chave para a análise do tema.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

“A primeira questão da qual não podemos fugir é a natureza decaída do homem, que atinge a todos, sem exceção. Nisso concordam calvinistas e arminianos: a depravação total. A nossa inclinação é má e muito influenciável pelas pressões do meio. Costumo dizer que, se as nossas conversas de alguns dias à noite com os nossos travesseiros ganhassem a realidade, o mundo já teria sido destruído pelo desejo de vingança que muitas vezes nutrimos em nossos corações. Crianças, adolescentes e jovens, quando chegam à idade da consciência, passam a viver o mesmo processo. Nesse sentido, não se distinguem dos adultos, embora os seus conceitos de vida possam, ainda, não estar bem cristalizados. Ou seja, é a natureza decaída que resulta nos atos mais perversos do ser humano”, argumenta.

Couto afirma que “Deus instituiu a autoridade, entre outras razões, como uma espécie de ‘freio’ para a maldade do homem”, e cita Romanos 13, que “não discute o mal uso que se faz dela [autoridade], mas a sua finalidade”, e acrescenta: “O propósito, como bem diz o texto, não é aterrorizar quem pratica as ‘boas obras’, mas punir os que fazem o mal. As leis, portanto, não têm em si mesmas o poder ‘gracioso’ de restaurar as pessoas, mas de puni-las, caso violem o que elas preceituam. Quem incorre em sua violação, só estará ‘livre’, do ponto de vista legal, após cumprir a sentença imposta”.

O pastor resume dizendo que, do ponto de vista legal, a redução da maioridade propiciaria uma correção de uma distorção de propósitos da atual legislação, que é usada pelos criminosos para aliciar jovens para o crime.

“A meu ver, se não for possível normatizar a penalização independente da idade, a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, passa a ser a solução mais adequada ao atual momento do país, onde menores de 18 anos cometem os crimes mais hediondos, são apreendidos em sistemas chamados socioeducativos, mas zeram a ficha quando alcançam a maioridade. É desse estratagema que se valem os criminosos de maioridade: não só levam os menores a praticar crimes, mas transferem a eles os seus atos criminosos como forma de se esquivarem da responsabilidade penal, já que, completados 18 anos, as anotações contra esses jovens criminosos serão apagadas. A redução da maioridade penal ajudaria a corrigir essa anomalia jurídica”, escreveu o pastor.

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/reducao-da-maioridade-penal-pastor-argumenta-favor-75571.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Samuel Mariano
Pastor Márcio Valadão
Pastor Lucinho
Pastor Billy Graham
Pastor Benny Hinn
Pastor Hidekazu Takayama
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Abílio Santana
Pastor Gilmar Santos
Pastor Carvalho Junior
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Samuel Camara
Pastora Joyce Meyer
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastora Helena Tannure
Pastor Adão Santos
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Aluizio Silva
Pastor Claudio Duarte
Pastora Sarah Sheeva
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Yossef Akiva
Pastor Gilvan Rodrigues
Missionário David Miranda
Pastor Samuel Ferreira
Apóstolo Estevam Hernandes
Apóstolo César Augusto
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Bispa Ingrid Duque
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Geziel Gomes
Pastor Julio Ribeiro
Missionário RR Soares
Pastor Elson de Assis
Pastor Oseias Gomes
Pastor Jorge Linhares
Apóstolo Renê Terra Nova
Bispo Rodovalho
Pastor Marco Feliciano

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Cassiane
Cantor Irmão Lázaro
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Rose Nascimento
Cantora Nivea Soares
Cantora Fernanda Brum
Cantor André Valadão
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Lea Mendonça
Cantora Andrea Fontes
Cantora Elaine de Jesus
Cantor Davi Sacer
Cantor Fernandinho
Cantora Aline Barros
Cantora Lauriete
Cantora Mara Lima
Voz da Verdade
Ministério Renascer Praise
Cantora Bruna Karla
Cantora Karen Martins
Cantora Alda Célia
Banda Oficina G3
Cantora Ludmila Ferber
Cantor Regis Danese
Cantora Damares
Cantora Ana Paula Valadão
Ministério Diante do Trono