Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Proposta de lei de culto na Indonésia deve fazer pouca diferença

Depois do fechamento de muitas igrejas nos últimos dois anos, o governo indonésio está revisando uma lei controversa que pauta os lugares de culto. Mas os líderes cristãos temem que as mudanças não sejam eficazes para impedir que as comunidades muçulmanas bloqueiem novas igrejas ou fechem as que já existem.

Assinado em 1969, o decreto da junta ministerial, conhecido como SKB, requer que todos os grupos religiosos peçam autorização antes de estabelecer um lugar de culto. Os vizinhos imediatos da provável igreja, templo hindu ou mesquita, devem dar seu consentimento antes que a autorização seja fornecida.

Na prática, os conselhos quase sempre recusam a autorização para as igrejas em áreas majoritariamente muçulmanas, enquanto os muçulmanos constroem mesquitas sem pedir permissão.

De acordo com a revisão proposta, os membros da comunidade devem receber uma poder ainda maior para decidir se uma igreja pode ser estabelecida ou não. Serão feitos fóruns "inter-religiosos", que espelharão a realidade religiosa da vila e da província, e eles teriam que dar aprovação antes mesmo que a igreja pedisse a autorização.

"Se houver uma votação, os líderes muçulmanos vão influenciar os outros a votarem contra as igrejas", declarou ao Compass o padre Antonius Benny Susetyo.

O governo concordou em revisar o SKB em fevereiro, depois que o Conselho Indonésio de Igrejas e o Conselho de Bispos se queixaram sobre uma série de interdições de igrejas em 2004. As autoridades prometeram apressar a revisão do SKB em outubro, por causa do aumento no número de igrejas fechadas à força em Java Ocidental.

Grupos radicais muçulmanos, como a Frente de Defesa Islâmica, obrigaram igrejas que se reuniam em shoppings e em áreas residenciais a fechar porque não tinham autorização.

As igrejas afetadas dizem não ter mais onde se reunir, já que os conselhos têm negado por diversas vezes seus pedidos de autorização.

Segundo as propostas dos legisladores do governo, os fóruns inter-religiosos refletiriam a comunidade - 80% de muçulmanos em uma comunidade que fosse 80% muçulmana, por exemplo - podendo discutir os pedidos de permissão e votar democraticamente.

Os líderes cristãos estão preocupados se a contagem da maioria vai influenciar o resultado. Os muçulmanos são 88 por centro da população da Indonésia. Os cristãos têm um pouco de expressão em algumas áreas, como em Sulawesi Norte e Central e em parte das ilhas Molucas.

Winata Seirin, do Conselho Indonésio de Igrejas, está preocupado com as novas propostas. "Elas perecem boas no papel", ele disse, "mas vai ser difícil - se não impossível - implementá-las de forma justa".

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Antonius disse que o governo fez vistas grossas às questões de planejamento das cidades. Regras claras de zoneamento ainda são necessárias para definir quais áreas da cidade devem ser separadas para os lugares de culto. Sem tais diretrizes, os pedidos de permissão para construção devem ser rejeitados ou burocratizados.

Embora a revisão tenha esclarecido o papel de vários funcionários neste processo, o professor Dawam Rahardjo, um importante literato islâmico, disse que a decisão sobre locais de culto deveria ser deixada nas mãos do governo, e não em fóruns de várias religiões.

Se o governo assumir toda a responsabilidade, ele deve também responder de maneira justa às necessidades dos diversos grupos na comunidade, Dawam complementou.

H.M. Atho Mudzhar, chefe de pesquisa religiosa no Departamento de Assuntos Religiosos, disse que o aumento do número de locais de culto nos últimos 40 anos indica uma necessidade de continuar sob a SKB original. Mas ele concordou com o fato de que o SKB original era vago e poderia ser mal-usado pelas autoridades.

Os líderes cristãos se queixaram da falta de padronização para a aplicação do decreto, que tem levado à rejeição de muitos pedidos de igrejas.

As regulamentações locais também limitam a construção de igrejas em algumas províncias. Por exemplo, a Instrução do Governador de Java Leste nº. 28/1990 estipula que um grupo religioso deve consistir de pelo menos 40 famílias antes que ele possa pedir um lugar de culto.

Em Palembang, estatutos de 1990 proíbem a construção de igrejas em áreas onde já havia mesquitas.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2005/12/noticia2285/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Aluizio Silva
Bispa Sonia Hernandes
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Oseias Gomes
Bispa Ingrid Duque
Pastor Jorge Linhares
Pastor Hidekazu Takayama
Pastora Joyce Meyer
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Julio Ribeiro
Apóstolo Estevam Hernandes
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Lucinho
Pastor Gilmar Santos
Pastor Abílio Santana
Pastor Claudio Duarte
Pastor Elson de Assis
Bispo Rodovalho
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Apóstolo César Augusto
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Marco Feliciano
Pastor Benny Hinn
Pastor Samuel Ferreira
Missionário RR Soares
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Yossef Akiva
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Samuel Camara
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Adão Santos
Pastor Carvalho Junior
Pastora Helena Tannure
Pastor Márcio Valadão
Pastor Geziel Gomes
Pastor Billy Graham
Pastor Samuel Mariano
Pastora Sarah Sheeva
Missionário David Miranda

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Lea Mendonça
Cantora Mara Lima
Voz da Verdade
Cantora Nivea Soares
Ministério Diante do Trono
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Lauriete
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Andrea Fontes
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Karen Martins
Cantor André Valadão
Cantora Ludmila Ferber
Banda Oficina G3
Cantora Elaine de Jesus
Cantor Regis Danese
Cantora Fernanda Brum
Cantora Rose Nascimento
Cantora Aline Barros
Ministério Renascer Praise
Cantor Fernandinho
Cantora Cassiane
Cantor Davi Sacer
Cantora Alda Célia
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Bruna Karla
Cantora Damares