Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Polícia prende dois suspeitos do assassinato do pastor em Chiapas, México

A polícia mexicana prendeu dois homens suspeitos de participarem no dia 24 de outubro da morte de Mariano Mendez Diaz, pastor da igreja evangélica indígena tzotzil.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

No dia 28 de outubro, a polícia deu uma batida num vilarejo no distrito de San Juan Chamula, Chiapas e deteve Manuel Hernandez Gomez e Manuel Gomez Perez, de acordo com reportagens da capital do distrito de San Cristobal de las Casas.

O Rev. Mendez, 38, morreu na tarde de 24 de outubro quando se dirigia para uma reunião de oração no vilarejo de Botatulán. De acordo com testemunhas, homens fortemente armados interceptaram o automóvel de Mendez na estrada. O pastor saiu do carro e tentou fugir dos agressores antes de ser morto a balas num milharal próximo.

A polícia que investiga o assassinato descobriu cartuchos deflagrados de rifles de combate AK-47 no local do crime, o que levantou suspeitas de que poderososcaciques (chefes comunitários tradicionais) estavam por detrás do assassinato.

Aureliano Lopez Lopez, porta-voz da Organização das Comunidades Evangélicas do Planalto de Chiapas (OCEPC) falou numa entrevista à imprensa que acredita serem os caciques os autores do assassinato de Mendez porque eles transacionam abertamente com o tipo de armas ilegais usadas na morte do pastor.

Não há paz em Chamula porque as autoridades municipais estão financiando e comprando armas...numa ação coordenada com os caciques da comunidade, disse Lopez em declarações que apareceram no jornal de Chiapas, o Cuarto Poder.Nossos companheiros os viram com 'chifres de cabra' (gíria local para os AK-47) enquanto patrulhavam em suas caminhonetes.

Por sua vez, o prefeito de Chamula, Jose Gomez negou qualquer envolvimento no tiroteio.

Se essas forem as pessoas, então aplique todo o peso da lei, disse Gomez aos repórteres da Associated Press. Nós não sabemos de nada.

Mendez foi o segundo pastor evangélico a morrer no espaço de duas semanas. De acordo com fontes de Chiapas, alguém invadiu a casa de Jairo Solis Lopez e o matou no dia 17 de outubro na municipalidade de Mapastepec, Chiapas.

Solis pastoreou a Primeira Igreja do Nazareno de Mapastepec e foi pastor Nazareno durante apenas cinco anos. Seu filho tinha apenas 18 meses de idade. Sua jovem esposa, a professora escolar Airel Maria del Rocio Angeles, continuou ministrando ao grupo, afirma o pastor Joaquim Ocaña, superintendente das igrejas do Nazareno em Chiapas.

No dia 4 de novembro, as autoridades disseram ter descoberto o culpado, mas seu testemunho não condiz com os fatos. A investigação continua. 
Os caciques tradicionalistas praticam uma religião semipagã que é uma mistura do catolicismo romano com o antigo ritual maia. Desde a chegada do cristianismo evangélico ao planalto de Chiapas em 1960, os caciques têm empregado violência e intimidação para desestimular sua divulgação.

De acordo com registros oficiais, 100 evangélicos morreram na violência religiosa. Outros milhares sofreram espancamentos e perderam propriedades. Entre 30 e 35 mil presbiterianos e pentecostais foram forçados a fugir de suas casas e vivem agora em comunidades de refúgio nos subúrbios de San Cristobal.

Os caciques têm feito suas campanhas anti-cristãs quase sem impunidade. Antes das duas detenções na última semana de outubro, somente seis caciques ou seus cúmplices haviam sido levados à justiça por crimes cometidos contra os evangélicos.

Apesar da inexorável perseguição, o cristianismo evangélico tem crescido em ritmo acelerado em Chiapas, um conturbado Estado que também enfrentou a insurreição guerrilheira liderada pelo Exército Zapatista de Libertação Nacional.

Os evangélicos hoje representam aproximadamente 35% da população do Estado (mais de 4,8% em 1970), o que dá a Chiapas a maior taxa per capita de protestantes do que qualquer Estado mexicano.

Fontes de San Cristobal temem que a perseguição se espalhe a outros distritos do planalto de Chiapas, já que se intensificou a recente repressão.

No dia 25 de outubro, três evangélicos que receberam ordem para se apresentar a uma reunião na Colônia Marcos E. Becerra foram espancados. Os três homens, Carmelino e Guadalupe Lopez Hernandez e Antonio Santis Lopez, também foram ameaçados de serem expulsos de suas casas na municipalidade de Venustiano Carranza, em Chiapas. Foi dito a eles que seus filhos não tinham permissão para freqüentar a escola e que eles não podiam mais cultivar suas terras a menos que concordassem em negar a fé evangélica. A reunião na cidade foi dirigida por Esteban Hernandez Lopez, segundo juiz rural, e Antonio Lopez Gomez.

Os homens se recusaram a voltar para o catolicismo tradicionalista, o que implica em beber o posh (um forte licor) e pagar pelas festas locais. O advogado Abdías Tovilla Jaime, de San Cristobal de las Casas teme que outras conseqüências não demorem a chegar.

Na primeira semana de novembro, um juiz local emitiu uma ordem de prisão contra vários caciques ligados à agressão de julho contra os cristãos da comunidade de Flores Magon. Nesse ataque, um homem evangélico perdeu um olho e uma mulher idosa perdeu dois dentes devido a espancamento e apedrejamento.

Quando ficaram sabendo da ordem de prisão, os caciques reagiram ameaçando seqüestrar cristãos evangélicos e mantê-los para trocar por qualquer cacique que for preso pela polícia local.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2003/11/noticia458/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Bispo Rodovalho
Pastor Carvalho Junior
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Samuel Ferreira
Pastora Joyce Meyer
Pastor Yossef Akiva
Pastor Claudio Duarte
Pastor Jorge Linhares
Pastor Geziel Gomes
Pastor Oseias Gomes
Apóstolo César Augusto
Pastora Helena Tannure
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Márcio Valadão
Pastor Samuel Mariano
Bispa Ingrid Duque
Pastor Abílio Santana
Apóstolo Agenor Duque
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Julio Ribeiro
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Hidekazu Takayama
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Marco Feliciano
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Elson de Assis
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Apóstolo Valdemiro Santiago
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Gilmar Santos
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Lucinho
Missionário RR Soares
Pastor Adão Santos
Pastor Aluizio Silva
Pastor Samuel Camara
Pastor Benny Hinn
Pastor Billy Graham
Missionário David Miranda

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantor André Valadão
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Damares
Ministério Diante do Trono
Cantora Lauriete
Cantor Davi Sacer
Cantora Cassiane
Voz da Verdade
Cantora Rose Nascimento
Cantora Aline Barros
Banda Oficina G3
Cantora Karen Martins
Cantora Lea Mendonça
Cantor Fernandinho
Cantora Andrea Fontes
Cantora Bruna Karla
Cantora Mara Lima
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Alda Célia
Cantora Nivea Soares
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Ana Paula Valadão
Ministério Renascer Praise
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Fernanda Brum
Cantor Regis Danese