Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

PF investiga pastor suspeito de queimar imagem de Jesus Cristo

A Polícia Federal de São Borja (RS) instaurou inquérito para investigar um pastor evangélico suspeito de ter queimado duas imagens sacras protegidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O crime aconteceu no final de julho deste ano. As peças destruídas retratam São Pedro e Jesus Cristo morto.

As peças foram esculpidas por índios guaranis durante o período de catequização, há mais de 300 anos. Elas faziam parte de um grupo de 24 peças da mesma época, segundo Fernando Rodrigues, diretor do Departamento de Cultura da Prefeitura de São Borja. “Elas pertenciam, na ocasião do crime, à família de Liôncio Chagas, 77 anos. Ele morreu dois dias depois de as imagens serem queimadas e destruídas.” Rodrigues disse ainda que as duas peças em questão valiam entre R$ 20 mil e R$ 60 mil.

O caso foi denunciado por Rodrigues ao Ministério Público do estado, no dia 28 de agosto. “Recebemos a denúncia e pedimos que a Polícia Federal apurasse o crime. O inquérito foi instaurado no dia 22 de outubro. O prazo para conclusão é de 30 dias, mas acredito que a investigação seja encerrada em tempo menor”, disse Érico Fernando Barin, promotor de Justiça da cidade.

Rafael Domingues Martins, delegado federal responsável pelo caso, disse ao G1 que o pastor é considerado investigado. “Ele ainda não é tratado como acusado. Precisamos tomar muito cuidado com o caso e por isso prefiro optar pelo sigilo. Investigamos um possível furto e o crime contra o patrimônio cultural.” O pastor foi procurado pela reportagem do G1, mas ele não quis comentar o caso.

O sumiço 

As duas imagens, de São Pedro e de Jesus Cristo morto, foram retiradas da casa de Chagas sem a autorização dele. “Meu irmão estava muito doente. Uma vizinha começou a levar um pastor para rezar. Durante uma dessas orações, o pastor afirmou que a doença de meu irmão foi provocada pela presença das imagens sacras na casa dele”, disse Ana Chagas Mendes, 62 anos.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

O crime só foi descoberto pela família dias após a morte de Chagas, quando foram fazer o inventário das peças. “A família pretendia fazer a doação de todas as peças para o Museu Municipal Aparício Silva Rillo”, disse o promotor. Hoje, as peças estão em poder do museu. 

O reencontro 

O Ministério Público entrou com uma ação cautelar para reaver as peças retiradas da casa de Liôncio. “O mandado de busca e apreensão foi cumprido no dia 28 de agosto. Um oficial de Justiça conseguir encontrar parte de uma das imagens, a de Cristo morto, parcialmente queimada e em um cômodo da igreja evangélica. A imagem de São Pedro nunca foi encontrada e acredito que ela tenha sido totalmente destruída”, disse o promotor.

“Quando souberam do sumiço das peças, a mulher de Chagas lembrou que a única pessoa estranha que esteve em sua casa foi o pastor evangélico. Ela também lembrou que o pastor insistia em tirar da casa as imagens sacras, mas ela negou essa possibilidade por saber do valor histório e cultural delas”, disse Rodrigues. 

Valor histórico

Para Isabela Marques Leite de Souza, museóloga do Museu das Missões, em São Miguel das Missões, o valor das peças destruídas e das outras 22 que permanecem intactas é incalculável. “As imagens fazem parte da história do país, do período jesuítico e não é possível dimensionar valores. Em termos culturais e artísticos, posso dizer que são de grande importância.”

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/pf-investiga-pastor-suspeito-de-queimar-imagem-de-jesus-cristo.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastora Helena Tannure
Pastor Gilmar Santos
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Carvalho Junior
Pastor Josué Gonçalves
Pastora Joyce Meyer
Pastor Marco Feliciano
Pastor Benny Hinn
Pastor Julio Ribeiro
Missionário RR Soares
Apóstolo César Augusto
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Bispa Sonia Hernandes
Apóstolo Valdemiro Santiago
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Yossef Akiva
Pastor Lucinho
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Geziel Gomes
Pastor Samuel Ferreira
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Samuel Mariano
Pastor Aluizio Silva
Pastor Oseias Gomes
Pastor Jorge Linhares
Pastor Samuel Camara
Bispa Ingrid Duque
Pastor Márcio Valadão
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Abílio Santana
Pastor Gilvan Rodrigues
Missionário David Miranda
Pastor Elson de Assis
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Claudio Duarte
Pastor Billy Graham
Bispo Rodovalho
Pastor Adão Santos

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Karen Martins
Cantora Cassiane
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Ana Paula Valadão
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Bruna Karla
Cantor Regis Danese
Cantor Davi Sacer
Cantora Andrea Fontes
Ministério Renascer Praise
Voz da Verdade
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Fernanda Brum
Cantora Lea Mendonça
Cantora Mara Lima
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Rose Nascimento
Cantor Fernandinho
Cantor André Valadão
Cantora Damares
Cantora Lauriete
Cantora Aline Barros
Ministério Diante do Trono
Cantora Nivea Soares
Cantora Alda Célia
Banda Oficina G3
Cantor Marquinhos Gomes