Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Papa quer reconquistar terreno perdido para evangélicos, diz Le Monde

 Papa quer reconquistar terreno perdido para evangélicos, diz Le Monde

O correspondente do jornal francês no Rio de Janeiro, Nicolas Bourcier, assina uma longa reportagem sobre o declínio do catolicismo e o sucesso das igrejas evangélicas no Brasil.

Com o título "O Brasil, terra de reconquista da Igreja", Le Monde publica um especial de três páginas sobre a visita do papa Francisco ao país para a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. "No país mais católico do mundo, a Igreja Romana sofre com a concorrência das igrejas evangélicas, em plena expansão. O papa Francisco (...) conseguirá reconquistar os fieis?", interroga o jornal francês em sua edição desta quarta-feira.

O correspondente do jornal no Rio de Janeiro, Nicolas Bourcier, assina uma longa reportagem sobre o declínio do catolicismo e o sucesso das igrejas evangélicas no Brasil. Ele lembra a primeira visita de um papa ao país, a viagem triunfal de João Paulo 2° em 1980, quando 89% dos brasileiros se diziam católicos.

Já o papa Francisco chega ao país em um contexto bem menos favorável ao Vaticano: 64% dos habitantes se declaram católicos, segundo dados do IBGE, e o Brasil se tornou em poucos anos a segunda maior nação pentecostal do mundo, perdendo somente para os Estados Unidos.

"De um lado, ela [a Igreja] não conseguiu evitar sua erosão numérica diante das igrejas evangélicas, cuja inventividade, proximidade e dinâmica de crescimento não cessam de preocupar os bispos. De outro lado, ela teve sua imagem prejudicada pelos escândalos de pedofilia e corrupção em série", aponta o texto.

"Enquanto eram apenas 6,6% da população em 1980, os evangélicos, em seu conjunto, passaram para quase 25% da população, ou seja mais de 16 milhões de novos fieis", afirma Le Monde, apontando que esse crescimento se deu principalmente nos centros urbanos e periféricos e entre a população mais pobre. O jornal afirma que essa tendência mostra como a Igreja católica foi incapaz de se adaptar às transformações da sociedade brasileira.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.



O texto diz que os recentes protestos no Brasil levaram o papa Francisco a centrar sua mensagem na luta contra a pobreza e a corrupção e pela redução das desigualdades. "Temas que não conseguirão impedir como por magia a erosão da fé católica, mas que permitirão à Igreja Romana formular novos objetivos mais sintonizados com a realidade brasileira", analisa o jornalista Nicolas Bourcier.

Ele aponta ainda o desafio para o papa Francisco de acabar com a divisão entre os padres do Norte e Nordeste, mais preocupados com a defesa dos direitos humanos, o desmatamento ilegal e o reconhecimento das terras indígenas, e o clero do Sul e do Sudeste, mais conservadores.

Obstáculos

Le Monde enumera outras dificuldades no caminho do pontífice para reconquistar os fieis brasileiros: o país tem um déficit de mais de vinte mil padres, e os evangélicos ocupam mais terreno na mídia e no próprio Congresso, em uma estratégia ilustrada pela ascensão do pastor Marcos Feliciano, presidente da comissão de Direitos Humanos.

"Em termos de estratégia, o papa Francisco escolheu visitar duas localidades do Rio de Janeiro - Guaratiba no Oeste e a favela de Varginha na zona Norte - onde os evangélicos proliferam. Dois lugares onde, como em tantos outros, a Igreja Romana parece distante, quando não ausente. Lugares que permitirão medir o tamanho da tarefa a ser executada pelo novo papa nesse que ainda é, apesar de tudo, o maior país católico do planeta", conclui o texto.

O jornal traz ainda entrevistas com moradores católicos e evangélicos de Piraquê, em Guaratiba, onde será realizada a missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude, um evento que deve reunir dois milhões de pessoas.

O especial do jornal Le Monde inclui ainda uma análise sobre o pensamento jesuíta, "uma tradição sul-americana". "A eleição do papa Francisco, primeiro representante da ordem a subir ao trono pontifical, traduz a importância da presença na região desses religiosos, que formam muitos integrantes da elite, de Fidel Castro ao subcomandante Marcos", escreve o jornalista Paulo Paranaguá.

O jornal publicou também um mapa que detalha a diplomacia planetária do Vaticano e mostra que a Santa Sé tem dificuldades para manter sua influência em quase todo o mundo, com exceção da Ásia.

Fonte: RFI - França


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Adão Santos
Pastora Helena Tannure
Pastor Aluizio Silva
Apóstolo César Augusto
Pastor Abílio Santana
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Jorge Linhares
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Geziel Gomes
Apóstolo Renê Terra Nova
Bispa Lucia Rodovalho
Pastora Sarah Sheeva
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Elson de Assis
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Márcio Valadão
Pastor Yossef Akiva
Pastor Samuel Camara
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Apóstolo Valdemiro Santiago
Bispa Ingrid Duque
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Gilmar Santos
Bispo Rodovalho
Pastor Marco Feliciano
Pastor Oseias Gomes
Pastora Joyce Meyer
Pastor Carvalho Junior
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Samuel Mariano
Apóstolo Estevam Hernandes
Missionário RR Soares
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Billy Graham
Pastor Lucinho
Pastor Benny Hinn
Pastor Claudio Duarte
Missionário David Miranda
Pastor Reuel Pereira Feitosa

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Karen Martins
Banda Oficina G3
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Regis Danese
Cantora Lauriete
Ministério Diante do Trono
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Mara Lima
Cantora Rose Nascimento
Cantor Irmão Lázaro
Ministério Renascer Praise
Cantora Cassiane
Cantora Aline Barros
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Damares
Cantora Andrea Fontes
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Lea Mendonça
Cantora Fernanda Brum
Voz da Verdade
Cantor André Valadão
Cantor Davi Sacer
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Nivea Soares
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Alda Célia
Cantor Fernandinho
Cantora Bruna Karla