Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Papa Francisco recebe venezuelano Maduro no Vaticano

Papa Francisco recebe venezuelano Maduro no Vaticano

A "situação social e política” da Venezuela depois da morte de Hugo Chávez foi abordada na audiência, que durou 20 minutos.

As relações entre o chavismo e a Igreja Católica sempre foram conturbadas. Em vários momentos ao longo dos 14 anos em que ocupou o poder na Venezuela, Hugo Chávez condenou a Igreja e sua hierarquia, insultou cardeais, bispos e o Vaticano. Quando já lutava contra o câncer, o coronel passou a mostrar uma faceta mais religiosa e se rendeu às orações.

Chávez morreu no dia 5 de março e deixou para seu herdeiro político, Nicolás Maduro, uma grande lista de problemas, muitos dos quais ligados à economia. A escassez de produtos tem sido uma grande dor de cabeça para os venezuelanos, que encontram prateleiras vazias nos supermercados, e até para a Igreja no país, que recentemente reclamou da falta de vinho para a Eucaristia.

A eleição de Francisco, um papa genuinamente popular, avesso a demagogias, não foi motivo de comemoração para os governos paternalistas latino-americanos. Mas os chefes desses países sabem que é importante se aproximar do “papa dos pobres”. No caso de Maduro, que conseguiu uma audiência com o pontífice, o encontro também serviu como uma tentativa de legitimar seu governo – contestado pela oposição.

Na audiência, foi discutida “a situação social e política na Venezuela”, após a morte de Chávez, indicou um comunicado distribuído pela imprensa da Santa Sé. Também foram discutidas “algumas questões atuais, como a pobreza, a luta contra o crime e o tráfico de drogas”. Em suma, a herança maldita deixada pelo caudilho.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Como presente ao pontífice, Maduro levou um exemplar da Constituição – aquela aprovada em 1999, que acabou com o Senado e ampliou o mandato de Chávez para seis anos – uma imagem do herói libertador Simón Bolívar e outra de Hugo Chávez.

A oposição venezuelana também tentou capitalizar a visita de Maduro ao papa, ignorando o fato de que Francisco não vai interferir na política da América Latina. A Mesa da União Democrática publicou um anúncio publicitário no jornal italiano La Repubblica, com um agradecimento a Francisco “por seu interesse pela Venezuela”. O anúncio reproduzia o trecho de uma fala do pontífice do dia 21 de abril, no qual Francisco convidava ao povo e aos políticos do país a “rechaçar qualquer forma de violência e estabelecer um diálogo com base na verdade, no reconhecimento recíproco e na busca de um bem comum”. A eleição presidencial no país foi realizada no dia 14 de abril e a apertada vitória de Maduro, com apenas 1,5 ponto percentual de vantagem sobre o opositor Henrique Capriles ainda é questionada. O próprio Capriles também enviou uma carta a Francisco, denunciando violações aos direitos humanos no país.

Incoerência

A visita de Maduro à Itália também serviu para outro objetivo de flagrante incoerência diante da crise de desabastecimento na Venezuela. A FAO, organismo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, premiou 38 países pelos esforços para redução da fome. A Venezuela estava na lista e o presidente, claro, citou as políticas de Chávez ao falar sobre a premiação.

Também sobrou tempo para Maduro participar de um encontro com movimentos sociais e criticar seus inimigos internos e externos. “Na Venezuela não há uma oposição democrática, mas um grupo que se ajoelha diante do dólar do fascismo”, disse.

Fonte: Veja.com


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Abílio Santana
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Geziel Gomes
Pastora Joyce Meyer
Pastor Oseias Gomes
Pastor Benny Hinn
Apóstolo Estevam Hernandes
Missionário RR Soares
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastora Helena Tannure
Bispa Lucia Rodovalho
Bispa Sonia Hernandes
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Marco Feliciano
Pastor Josué Gonçalves
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Yossef Akiva
Pastor Billy Graham
Pastor Samuel Ferreira
Apóstolo César Augusto
Pastor Gilmar Santos
Pastor Márcio Valadão
Pastor Samuel Mariano
Bispo Rodovalho
Pastor Samuel Camara
Pastor Adão Santos
Pastor Carvalho Junior
Pastor Elson de Assis
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Claudio Duarte
Bispa Ingrid Duque
Pastor Hidekazu Takayama
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Lucinho
Pastor Aluizio Silva
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastora Sarah Sheeva
Missionário David Miranda
Pastor Jorge Linhares

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantor Davi Sacer
Cantora Karen Martins
Cantor André Valadão
Cantora Lauriete
Banda Oficina G3
Cantora Damares
Cantor Mattos Nascimento
Cantor Regis Danese
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Nivea Soares
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Rose Nascimento
Cantora Mara Lima
Cantora Lea Mendonça
Cantora Fernanda Brum
Cantora Alda Célia
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Aline Barros
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Cassiane
Ministério Renascer Praise
Cantora Bruna Karla
Cantora Shirley Carvalhaes
Ministério Diante do Trono
Cantor Fernandinho
Cantora Andrea Fontes
Voz da Verdade
Cantora Elaine de Jesus