Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Ordem dos Músicos do Brasil não pode mais fiscalizar atividades musicais em templos ou igrejas

Ordem dos Músicos do Brasil não pode mais fiscalizar atividades musicais em templos ou igrejas

Interferência em eventos religiosos contraria liberdade de culto e de expressão; Ordem não pode exigir que quem canta ou toca na igreja esteja inscrito na OMB.

Agora é definitivo: o Conselho Federal da Ordem dos Músicos do Brasil (OMB) e o Conselho Regional do Estado de São Paulo da OMB não podem mais impedir ou atrapalhar a realização de eventos musicais religiosos em templos, igrejas e ambientes de natureza religiosa por meio da exigência de que os membros dessas instituições estejam inscritos na Ordem. Por meio de sentença publicada no Diário Eletrônico da Justiça no último dia 3 de junho, com validade em todo o território nacional, a Justiça Federal em São Paulo decidiu que a fiscalização da OMB nesses ambientes viola os princípios constitucionais da liberdade religiosa e de culto e, sobretudo, da liberdade de expressão.

Em agosto de 2010, a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão do MPF/SP propôs uma ação civil pública com pedido de liminar para que Conselho Federal da OMB deixasse de praticar atos de fiscalização que pudessem impedir ou atrapalhar a realização de eventos musicais e religiosos em templos, igrejas e ambientes similares. A PRDC argumentou na ocasião que "não se pode exigir dos músicos e pessoas que se apresentam em cultos de templos, igrejas e outros ambientes congêneres a habilitação técnica e formação específica para suas atividades".

Em maio do ano passado, a Justiça Federal concedeu a liminar requerida pelo MPF e, desde então, a fiscalização da OMB nesses locais já estava vetada.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Agora, a proibição passa a ser definitiva porque ocorreu o julgamento do mérito da ação - e a decisão anterior, de caráter provisório, foi confirmada em sentença. Em caso de descumprimento da decisão, a OMB pode ser multada em R$ 10 mil para cada prática irregular.

RITUAL

"A música integra o culto (ritual religioso), e nessa condição não pode ser considerada uma atividade profissional sujeita à fiscalização da Ordem dos Músicos. Os músicos nela atuam como parte da celebração religiosa, a qual é vedada a interferência do Estado", diz um trecho da sentença. "A respeito da liberdade de culto, José Afonso da Silva, em sua obra Comentário Contextual à Constituição, esclarece: A religião não é apenas sentimento sagrado puro. Não se realiza na simples contemplação do ente sagrado (…); se exterioriza na prática dos ritos, no culto, com suas cerimônias, manifestações, reuniões, fidelidade aos hábitos, às tradições, na forma indicada pela religião escolhida".

Ainda de acordo com a sentença, "aqueles que participam de atividades musicais em igrejas ou templos não seriam considerados profissionais, visto que para participar de uma atividade religiosa seria prescindível deter conhecimento técnico específico para a execução dessa atividade ou formação acadêmica". "Portanto, não seria cabível a fiscalização e autuação pela Ordem dos Músicos. No entanto, ainda que, em tese, um músico que participe do culto seja considerado profissional, é vedada a interferência da Ordem dos Músicos quando a atuação se der em instituição de natureza religiosa, havendo impedimento à exigência do credenciamento no conselho profissional como condição para a participação em cultos em igrejas ou templos".

Fonte: Procuradoria da República em São Paulo


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Oseias Gomes
Missionário David Miranda
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Marco Feliciano
Apóstolo César Augusto
Pastor Abílio Santana
Pastor Márcio Valadão
Pastor Hidekazu Takayama
Apóstolo Estevam Hernandes
Bispo Rodovalho
Pastor Samuel Mariano
Pastor Geziel Gomes
Pastor Josué Gonçalves
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Benny Hinn
Pastora Sarah Sheeva
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Aluizio Silva
Pastor Carvalho Junior
Pastora Joyce Meyer
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Yossef Akiva
Pastor Billy Graham
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Lucinho
Pastor Adão Santos
Pastor Claudio Duarte
Pastora Helena Tannure
Bispa Ingrid Duque
Pastor Elson de Assis
Pastor Samuel Ferreira
Missionário RR Soares
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Gilmar Santos
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Jorge Linhares
Pastor Samuel Camara
Bispa Lucia Rodovalho

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Fernanda Brum
Cantor Regis Danese
Cantor Fernandinho
Cantora Alda Célia
Cantora Karen Martins
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Ana Paula Valadão
Ministério Diante do Trono
Cantora Cassiane
Cantora Rose Nascimento
Cantor Davi Sacer
Cantora Nivea Soares
Voz da Verdade
Cantor André Valadão
Cantora Damares
Cantora Elaine de Jesus
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Andrea Fontes
Cantora Lea Mendonça
Cantora Aline Barros
Cantora Mara Lima
Cantora Lauriete
Ministério Renascer Praise
Banda Oficina G3
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Bruna Karla