Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Não existe domingo fácil no Vietnã

Toda essa diversidade é um desafio para os líderes do governo, cujos ideais comunistas são avessos à individualidade, à propriedade privada e à religião.

 

O grupo kinh é o maior das 54 tribos registradas pelo Estado, de acordo com uma fonte online. Eles constituem cerca de 86% das 91 milhões de pessoas do país. São chamados de povo "Viet". A maioria dos homens de negócio, pessoas instruídas e líderes políticos é kinh. Um líder da Igreja que prefere ser chamado por seu nome em inglês, Peter, observa o preconceito, a exclusão embutida e silenciosa.

 

"Os kinhs ocupam as cidades", diz ele, "enquanto os povos tribais estão nas regiões mais remotas e inacessíveis". A minoria, como a maioria kinh se refere ao restante dos grupos étnicos, constitui a força de trabalho, empregada nas fábricas e fazendas. Alguns deles possuem um pequeno pedaço de terra para cultivar, mas facilmente o perdem se fizerem duas coisas: lutar por emancipação ou seguir a Cristo.

 

Os cristãos tribais e o Decreto 92

No que se refere à Igreja no Vietnã, cristãos que pertencem a grupos étnicos constituem a maioria. Seis em cada dez cristãos protestantes (60%) no país pertencem a uma tribo, de acordo com a equipe de pesquisadores da Portas Abertas. 

O Decreto 92, colocado em vigor em janeiro passado, requer que os adeptos a certas crenças solicitem permissão oficial da Comuna do Povo, um escritório do vilarejo, antes de se reunirem para atividades religiosas. Para um milhão de cristãos tribais do país, isso significa informar e obter a aprovação das autoridades locais antes de cultuarem, orarem e terem comunhão em um domingo.

 

"Temos de fazer uma solicitação toda vez", conta Vanh* à Portas Abertas, um pastor tribal de uma igreja doméstica. "Preparamos uma lista das pessoas que comparecerão. Também informamos a programação, as atividades, quantos dias. Então, eles (os funcionários da Comuna do Povo) nos dão aprovação verbal. Não é oficial, mas deveria ser".

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

 

Para se obter uma licença oficial para que a igreja doméstica continue a existir e funcionar, o pastor Vanh deve seguir um conjunto diferente de regras e satisfazer os requisitos de funcionários religiosos dos níveis provincial e distrital. Por um lado, sua igreja deve estar assentada em um imóvel próprio. Ele também deve provar que a igreja não violou nenhuma lei religiosa e foi exemplo de "atividades religiosas estáveis" (ex.: culto dominical, festividades de Natal, aulas de discipulado e outras) por pelo menos 20 anos desde a primeira vez que obtiveram licença no nível do vilarejo ou da Comuna.

 

"Se as igrejas domésticas quiserem se registrar", diz Moan*, outro pastor tribal, "elas devem despender muito tempo e esforço. E isso leva muitos anos. Se o líder da igreja é fraco, ele pode desistir e continuar se reunindo (em secreto) sem permissão".

 

É isso que alguns pastores tribais têm feito, com algumas consequências terríveis. Em dezembro de 2013, por exemplo, duas igrejas domésticas no norte do Vietnã foram invadidas. Os membros se dispersaram, as Bíblias foram confiscadas e um pastor foi espancado com tijolos. Pelo menos, 20 cristãos estão lutando agora para se reunirem aos domingos para cultuar.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2014/06/3175631/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Claudio Duarte
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Elson de Assis
Missionário David Miranda
Pastor Aluizio Silva
Pastora Helena Tannure
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Abílio Santana
Pastor Samuel Camara
Pastor Lucinho
Bispa Sonia Hernandes
Missionário RR Soares
Pastor Oseias Gomes
Pastor Jorge Linhares
Pastor Samuel Mariano
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Geziel Gomes
Pastor Adão Santos
Bispo Rodovalho
Pastora Joyce Meyer
Pastor Benny Hinn
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Yossef Akiva
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Márcio Valadão
Pastor Gilmar Santos
Bispa Ingrid Duque
Pastora Sarah Sheeva
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Apóstolo Estevam Hernandes
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Carvalho Junior
Apóstolo César Augusto
Pastor Marco Feliciano
Pastor Billy Graham
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Julio Ribeiro
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Bruna Karla
Cantora Shirley Carvalhaes
Ministério Diante do Trono
Cantora Aline Barros
Cantora Cassiane
Cantora Lauriete
Ministério Renascer Praise
Cantora Alda Célia
Cantor André Valadão
Cantora Nivea Soares
Cantor Fernandinho
Cantora Mara Lima
Cantora Rose Nascimento
Cantor Davi Sacer
Cantora Damares
Cantora Ludmila Ferber
Voz da Verdade
Cantora Fernanda Brum
Cantor Irmão Lázaro
Cantor Regis Danese
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Andrea Fontes
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Lea Mendonça
Cantor Marquinhos Gomes
Banda Oficina G3
Cantora Karen Martins
Cantora Elaine de Jesus