Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Milhares se reúnem no Irã para comemorar o aniversário da Revolução Islâmica

Milhares de manifestantes pró-governo estão reunidos na praça central de Teerã, no Irã, em comemoração ao 31° aniversários da Revolução Islâmica e para ouvir o discurso do presidente do Irã Mahmoud Ahmadinejad, que começou a falar por volta das11h locais (5h30 em Brasília). Ahmadinejad criticou o ocidente e defendeu o programa nuclear, afirmando que ele será usado para fins pacíficos, segundo a rede americana CNN.

O presidente também disse que seu país tem capacidade para enriquecer urânio até 80%, mas por enquanto não está interessado em chegar a esse nível, e caso estivesse produzindo uma bomba nuclear, o país é "suficientemente valente" para "anunciarantecipadamente", segundo a agência de notícias Efe.

Muitas pessoas carregam bandeiras do Irã e faixas com os retratos do aiatolá Ruhollah Khomeini, o fundador do Estado islâmico, e do seu sucessor como líder supremo, aiatolá Ali Khamenei.

De acordo com a agência Associated Press, a oposição prometeu que faria manifestações, porém testemunhas ouvidas pela agência dizem que há centenas de policiais no centro de Teerã para evitar possíveis protestos. O governo alertou para que os opositores ficassem longe das celebrações, afirmou a rede americana CNN.

Testemunhas relataram a Associated Press que a polícia reprimiu o protesto de pessoas que gritavam slogans da oposição em uma praça a um quilômetro da praça onde o presidente discursava.

Segundo a agência Reuters, um site contrário ao regime de Ahmadinejad afirma que o líder da oposição Mehdi Karoubi foi atacado por forças do governo durante um comício em comemoração ao aniversário da Revolução Islâmica. Homens teriam quebrado a janela do carro de Karoubi e ele estaria ferido. Ainda não há confirmação sobre o fato.

A polícia iraniana prendeu nesta quarta-feira jornalistas e opositores como medida preventiva para evitar um cenário de protestos e distúrbios na celebração. Do outro lado, sites da oposição, que conseguem burlar o rígido controle do governo, convocaram os reformistas a voltarem às ruas.

O governo quer evitar as cenas de violência e tensão que seguiram a eleição em junho passado e ainda mais críticas da comunidade internacional --em meio à campanha por uma nova rodada de sanções contra o país pelo anúncio de enriquecimento de urânio.

Para impedir a oposição de se organizar e enviar imagens para fora do país, as autoridades iranianas reduziram a velocidade da internet em todo o país desde ontem e estão dificultado, principalmente, o acesso às contas de e-mail. A imprensa internacional é proibida de cobrir os manifestos, ignorados pela imprensa estatal.

Mesmo com os obstáculos, o Irã estava entre os assuntos mais falados do Twitter ("trending topics") por volta das 6h desta quinta-feira (11h30 no horário local). Alguns usuários da rede social relatavam confrontos entre oposição e forças governamentais, porém ainda não há confirmação.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Prisões

Segundo o jornal pró-reformista "Etemad", nas últimas 48 horas foram detidos cerca de 15 estudantes e três jornalistas. Dias antes, outros dois jornalistas já tinham sido detidos.

Na contagem do "Etemad", os novos prisioneiros elevam para 65 o número de jornalistas e blogueiros detidos no Irã nos últimos meses. O número é confirmado pela organização Repórteres sem Fronteiras.

Segundo a imprensa reformista, parentes dos principais líderes da oposição também sofrem com a repressão do regime islâmico. Saleh Noghrekar, sobrinho do candidato presidencial derrotado Mir Hossein Mousavi e coordenador do escritório de aiatolá Dori Nyafabadi, também foi detido.

Na noite desta terça-feira, agentes da Alfândega apreenderam o passaporte de Hossein Karoubi, filho do também opositor Mehdi Karoubi, quando aquele desembarcou no Aeroporto Internacional Imame Khomeini vindo de Dubai. Hossein agora terá de se apresentar no Ministério da Inteligência no prazo de 48 horas para responder a uma série de perguntas, afirma o "Etemad".

Diante da nova onda de detenções, a oposição parlamentar programou para esta quarta-feira, em caráter de urgência, uma sessão especial para debater o assunto.

Pressão externa

Confrontos no dia de celebração da Revolução serão vistos como um duro golpe ao governo linha-dura de Teerã, que já enfrenta crescente pressão internacional depois de ter anunciado a expansão de seu programa nuclear com a construção de dez usinas até 2011 e o enriquecimento de urânio a 20%.

Com agências internacionais 

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/Artigos/2010/02/noticia6001/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Aluizio Silva
Pastor Billy Graham
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Hidekazu Takayama
Bispo Rodovalho
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Apóstolo Agenor Duque
Pastora Helena Tannure
Missionário RR Soares
Apóstolo César Augusto
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Elson de Assis
Pastor Carvalho Junior
Pastor Samuel Ferreira
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Samuel Camara
Pastor Márcio Valadão
Pastor Gilmar Santos
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Adão Santos
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastora Sarah Sheeva
Missionário David Miranda
Pastor Lucinho
Pastor Samuel Mariano
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Marco Feliciano
Pastor Benny Hinn
Pastor Oseias Gomes
Pastor Claudio Duarte
Pastor Geziel Gomes
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Jorge Linhares
Pastor Yossef Akiva
Pastora Joyce Meyer
Pastor Abílio Santana
Apóstolo Estevam Hernandes
Bispa Ingrid Duque
Pastor Josué Gonçalves

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Lea Mendonça
Cantora Damares
Cantora Lauriete
Voz da Verdade
Cantora Aline Barros
Cantor Fernandinho
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Alda Célia
Cantora Nivea Soares
Cantora Andrea Fontes
Cantora Mara Lima
Cantora Ana Paula Valadão
Ministério Diante do Trono
Cantor Regis Danese
Cantora Cassiane
Banda Oficina G3
Cantora Bruna Karla
Ministério Renascer Praise
Cantora Elaine de Jesus
Cantor André Valadão
Cantora Rose Nascimento
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Karen Martins
Cantor Davi Sacer
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Fernanda Brum
Cantor Irmão Lázaro