Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Mais de 330 tribais trocam o cristianismo pelo hinduísmo

Pelo menos 336 cristãos tribais foram "reconvertidos" ao hinduísmo no dia 17 de outubro, em uma cerimônia em massa organizada pelo Conselho Mundial Hindu em Orissa, na Índia.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

A cerimônia aconteceu na remota vila de Baridia, no distrito de Sundargarh, a mais ou menos 450 km a oeste de Bhubaneswar, a capital do estado de Orissa. Aqueles que decidiram mudar sua religião são de várias vilas próximas.

"Esse foi o maior programa de purificação realizado por nós" Gauri Prasad Rath, secretário estadual do Vishwa Hindu Parishad (VHP) ou Conselho Mundial Hindu, disse a Compass.

"Trezentas e trinta e seis pessoas de 80 famílias, que foram seduzidas para tornarem-se cristãs, foram trazidos de volta ao hinduísmo".

Líderes cristãos indianos expressaram choque e horror pelo incidente. "Não é nada a não ser uma campanha de ódio cruel e hostil iniciada pelo VHP", disse John Dayal, presidente da União Católica de Toda a Índia, o maior corpo cristão na Índia. "Falamos ao governo estadual várias vezes sobre esta campanha de ódio".

Testemunhas disseram que os líderes do VHP chegaram em grande número para recolher os aldeões. Então realizaram uma yagna coletiva, ou seja, a cerimônia hindu do fogo. "Água santa" foi aspergida nos cristãos, que totalizavam 144 homens, 117 mulheres, 44 meninos e 31 meninas.

Uma foto da deusa hindu Durga, juntamente com os tradicionais vestidos enrolados no corpo e os saris, foi dada aos cristãos que se converteram ao hinduísmo.

O chefe da delegacia, Y.K. Jethwa, disse que o cobrador do distrito o informou da cerimônia antes que ela acontecesse.

"Os convertidos também deram depoimentos", ele disse. "Todos eles deram uma intimação prévia à administração do distrito sobre suas intenções de abraçar o hinduísmo".

O Ato de Liberdade Religiosa de Orissa requer que qualquer pessoa que queira mudar sua religião deve dar um depoimento por escrito à administração local.

A maioria dos líderes cristãos opôs-se ao Ato, caracterizando-o como uma "Lei de anti-conversão".

"O que é essa coisa chamada de 'reconversão'?" John disse. "A igreja diz que o homem não pode fazer ninguém mudar sua fé. Eu só posso lhe falar sobre qual é o caminho de Deus. Cabe a você decidir. Quando se convertem ao  cristianismo, isso é obra do Espírito Santo".

John também disse que os aldeões que se reconverteram ao hinduísmo não eram originalmente hindus. Muitos dos grupos tribais da Índia eram animistas - adorando o sol ou a natureza - mas não tradicionalmente hindus.

"Nós acreditamos que os tribais têm sua própria fé", John explicou. "Então, se foram convertidos, o foram de qualquer que seja a sua religião, não do hinduísmo".

"E quando o VHP diz que está os 'reconvertendo', na verdade eles estão os convertendo ao hinduísmo e estão fazendo isso à força".

Gauri despediu os argumentos de John e acusou os missionários de "enganar" os tribais. "Eles dizem aos tribais pobres que há muitas superstições no hinduísmo. Eles os seduzem com arroz, dinheiro e empregos. Também tomam propriedades".

Gauri também afirmou que os tribais tomaram a decisão por sua própria vontade. "Essas pessoas nos contataram, nós não fomos até eles", ele insistiu.

De qualquer forma, ele cedeu ao dizer que a maioria das pessoas que afirmavam ser cristãs, e então reconverteram-se, não eram praticantes ativos da fé cristã. "Alguns estavam indo à igreja, outro não".

Gauri disse que o VHP deverá continuar a sua iniciativa de reconversão até que os missionários terminem seus programas evangelísticos.

Essa é a segunda iniciativa iniciada pelo VHP nas últimas semanas. Em setembro, 75 cristãos tribais foram reconvertidos de uma maneira similar no distrito de Mayurbhanj, local do assassinato brutal do missionário australiano Graham Staines e de seus dois filhos, em janeiro de 1999.

Muitos antigos líderes do VHP participaram da cerimônia, que durou várias horas e incluiu rituais elaborados. Discursos também foram feitos através do sistema de palestras públicas na vila, alertando os tribais a manterem distância dos missionários.

O VHP afirma que os missionários estão convertendo um terço dos distritos em Orissa. Para conter isso, membros do VHP estão agora dirigindo campanhas de advertência nas vilas, lendo passagens do livro sagrado hindu Gita e pregando sermões contra o cristianismo.

"A única solução, em longo prazo, é que todas essas pessoas voltem para o hinduísmo", Gauri concluiu.

Orissa tem uma das maiores concentrações de extremistas hindus da Índia e as comunidades cristãs, por todo o estado, têm sofrido numerosos ataques; o assassinato de Graham é o exemplo mais notório.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2004/10/noticia1441/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Benny Hinn
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Aluizio Silva
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Elson de Assis
Pastor Samuel Mariano
Pastor Oseias Gomes
Pastor Josué Gonçalves
Apóstolo César Augusto
Pastor Márcio Valadão
Bispa Lucia Rodovalho
Bispa Ingrid Duque
Pastor Geziel Gomes
Pastor Lucinho
Bispa Sonia Hernandes
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Yossef Akiva
Pastor Abílio Santana
Pastor Claudio Duarte
Pastor Adão Santos
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Jorge Linhares
Pastora Helena Tannure
Pastor Carvalho Junior
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Samuel Camara
Pastora Joyce Meyer
Apóstolo Renê Terra Nova
Missionário RR Soares
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Gilmar Santos
Pastor Marco Feliciano
Pastor Hidekazu Takayama
Missionário David Miranda
Pastor Billy Graham
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Bispo Rodovalho

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantor Fernandinho
Cantor Regis Danese
Cantora Cassiane
Cantora Damares
Cantora Bruna Karla
Cantora Elaine de Jesus
Cantor Davi Sacer
Ministério Renascer Praise
Cantora Karen Martins
Cantor André Valadão
Banda Oficina G3
Cantora Fernanda Brum
Cantora Mara Lima
Cantora Lea Mendonça
Ministério Diante do Trono
Cantora Andrea Fontes
Cantora Aline Barros
Cantora Alda Célia
Cantor Mattos Nascimento
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Nivea Soares
Cantora Ludmila Ferber
Cantor Irmão Lázaro
Voz da Verdade
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Rose Nascimento
Cantora Lauriete
Cantora Ana Paula Valadão