Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Justiça decide que monge que se recolhe à pobreza não tem direito à assistência do INSS

O benefício assistencial não pode ser utilizado como substitutivo às políticas públicas de saúde, que devem ser ofertadas pelo Poder Público, e são destinadas à obtenção de medicamentos e tratamentos ainda não disponibilizados na rede pública. Com este fundamento, a 1ª Vara Federal de Santa Maria julgou improcedente o pedido de um monge para receber o chamado “benefício da prestação continuada da Lei Orgânica da Assistência Social”.

O autor ingressou com ação contra o Instituto Nacional do Seguro Social, alegando que teve negada a solicitação de benefício de amparo assistencial ao idoso, em função de ser de origem alemã.

Relatou que tem 83 anos e que veio para o Brasil em 1986. Ele é monge da Ordem dos Cartuxos e vive no Mosteiro Nossa Senhora Medianeira, localizado no município gaúcho de Ivorá.

Atualmente o requerente é cadeirante.

O INSS contestou defendendo que “não é possível conceder o benefício a quem possui nacionalidade estrangeira”. A autarquia argumentou ainda que não foi comprovado o estado de miserabilidade.

Na sentença, o juiz federal Ézio Teixeira admite que a Turma Regional de Uniformização da 4ª Região já estabeleceu o entendimento de que o estrangeiro, residente legalmente no país, possui direito ao benefício assistencial se dele necessitar. Segundo o magistrado, “de acordo com a legislação regente da matéria, para receber o benefício da prestação continuada é preciso comprovar ser pessoa idosa e não possuir meios de garantir a própria manutenção ou de tê-la provida pela família.”

O julgado monocrático admite que o requisito etário foi comprovado pelo autor, restando verificar a questão da miserabilidade. Ao longo da tramitação processual foram realizadas avaliação socioeconômica e inspeção judicial, além de pesquisas junto à Arquidiocese de Santa Maria e ao posto de saúde de Ivorá.

De acordo com dados do IBGE, o Município de Ivorá tem uma população de 2.454 habitantes. Foi criado em 9 de maio de 1988, separando-se então do município de Júlio de Castilhos.

A perícia realizada pela assistência social apontou que o homem vive no mosteiro em regime de clausura e sob voto de pobreza. O local, apesar de construído há muitos anos, está em bom estado de conservação. Ao fazer a inspeção judicial, o juiz também concluiu “que o autor, ao optar por fazer parte da Ordem dos Cartuxos, como monge, escolheu uma vida de abnegação material e contemplação espiritual, na qual os bens materiais são simples e limitam-se aos estritamente necessários a uma vida digna, sem confortos supérfluos, em obediência ao voto de pobreza”.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.



Segundo a inspeção feita pelo magistrado, todos os que vivem no mosteiro, além das atividades de oração, realizam os serviços necessários para a manutenção do local, fazendo trabalhos agrícolas, de carpintaria, lavanderia, entre outros.

A Ordem dos Cartuxos – embora com princípios religiosos específicos do catolicismo - não recebe ajuda da Igreja Católica ou de qualquer outra atividade, mas obtém recursos do arrendamento uma área do local e da venda dos produtos cultivados.

O magistrado entendeu que o valor do benefício assistencial pleiteado pelo monge seria utilizado para a compra de medicamentos porque os bens materiais essenciais à manutenção do idoso estariam sendo supridos pelo mosteiro.

Mesmo admitindo o fato de o homem “ser uma pessoa idosa e doente, além de trabalhador dedicado às questões espirituais e à preservação do meio ambiente”, o juiz entendeu que “a situação do autor não se amolda à hipótese prevista para a concessão do benefício assistencial ao idoso, pois suas condições pessoais, materiais e sociais não caracterizam miserabilidade ou vulnerabilidade social”. Cabe recurso às Turmas Recursais.

Fonte: http://folhagospel.com/modules/news/article.php?storyid=32443


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Josué Gonçalves
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastora Helena Tannure
Pastor Jorge Linhares
Pastor Yossef Akiva
Bispa Ingrid Duque
Pastor Gilmar Santos
Missionário David Miranda
Pastora Joyce Meyer
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Claudio Duarte
Pastor Adão Santos
Apóstolo César Augusto
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Elson de Assis
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Abílio Santana
Pastor Samuel Mariano
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Samuel Camara
Pastora Sarah Sheeva
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Lucinho
Pastor Carvalho Junior
Pastor Billy Graham
Bispo Rodovalho
Pastor Marco Feliciano
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Oseias Gomes
Pastor Geziel Gomes
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Julio Ribeiro
Missionário RR Soares
Pastor Samuel Ferreira
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Benny Hinn
Pastor Márcio Valadão
Pastor Aluizio Silva

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Aline Barros
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Fernanda Brum
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Alda Célia
Cantor André Valadão
Cantora Andrea Fontes
Voz da Verdade
Cantora Damares
Cantora Mara Lima
Ministério Renascer Praise
Cantora Lauriete
Cantora Rose Nascimento
Cantora Cassiane
Cantora Elaine de Jesus
Cantor Davi Sacer
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Bruna Karla
Cantora Lea Mendonça
Cantora Nivea Soares
Cantor Regis Danese
Cantora Karen Martins
Cantor Fernandinho
Cantor Mattos Nascimento
Ministério Diante do Trono
Banda Oficina G3