Ok
Notícias
Duas novas cavernas podem conter os mais antigos textos bíblicos existentes

Duas novas cavernas que poderiam conter os Manuscritos do Mar Morto, os mais antigos textos bíblicos existentes, foram descobertas na Cisjordânia, em Israel.

Arqueólogos que trabalham perto de Qumran chamaram as cavernas de 53b e 53c, informou a Live Science, e estão investigando-as sobre o que pode vir a ser novas descobertas importantes relacionadas aos primeiros dias da Bíblia.

Os mais de 900 fragmentos dos Manuscritos do Mar Morto foram encontrados há mais de meio século em 11 cavernas e têm sido objeto de grande pesquisa científica e interesse. Uma 12ª caverna contendo outro pergaminho foi encontrada em 2017, levando os arqueólogos a suspeitar que mais cavernas com pergaminhos pudessem ser descobertas.

As cavernas recém-descobertas não estão apenas perto da 12ª caverna, mas também contêm pistas que apontam para o que poderiam ter contido no passado, disseram os arqueólogos Randall Price of Liberty University, na Virgínia, e Oren Gutfeld, da Universidade Hebraica de Jerusalém.

Os pesquisadores conseguiram encontrar uma panela de bronze e "grandes quantidades de cerâmica representando recipientes, frascos, copos e panelas, e [os pesquisadores também encontraram] fragmentos de tecidos, cordas trançadas e cordas". Uma lâmpada a óleo perto da caverna também foi descoberta.

"Nós não analisamos toda a cerâmica desta caverna (53b), por isso não sabemos se um frasco de rolagem estava presente", disse Price.

Como existem semelhanças entre os tecidos, e cordas encontrados na 53b e aqueles na caverna 12, existe a possibilidade de que a caverna recém-descoberta também armazene pergaminhos, sugeriu ele.

 

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Outro achado importante na 53c foi o fragmento de um frasco de rolagem, sugerindo que os pergaminhos de fato foram armazenados em algum ponto da caverna.

A maioria dos 900 fragmentos confirmados do manuscrito do Mar Morto foi escrita em pele de animal e papiro em hebraico, aramaico e grego. Eles estavam escondidos nas cavernas por volta de 68 aC, a fim de protegê-los dos soldados romanos, e permaneceram ocultos até 1947.

Pesquisadores israelenses decifraram uma das últimas partes remanescentes dos Manuscritos do Mar Morto em janeiro de 2018. A equipe da Universidade de Haifa reuniu mais de 60 pequenos fragmentos de pergaminho, concluindo que os textos apontam para antigos festivais judaicos que não são mais observados.

Os festivais, como o New Wheat, o New Wine e o New Oil, faziam parte de um calendário único de 364 dias. Eshbal Ratson e o professor Jonathan Ben-Dov, da Universidade de Haifa, observaram na época que a antiga seita judaica usava a palavra "Tekufah" para marcar a transição entre as estações do ano.

Outros pergaminhos, como uma coleção revelada em outubro de 2016, contêm escritos sobre as promessas de recompensa de Deus para aqueles que obedecem aos 10 mandamentos.

"Se você andar de acordo com minhas leis, e guardar meus mandamentos e implementá-los, então eu concederei suas chuvas em sua estação, para que a Terra produza seus frutos e as árvores do campo seus frutos", diz um dos fragmentos traduzidos.

"Eu concederei paz na terra, e você se deitará sem ser perturbado por ninguém; e eu exterminarei feras cruéis da terra, e nenhuma espada atravessará sua terra. Eu olharei com favor sobre você, e farei você fértil e multiplicará você."

Fonte: http://cpadnews.com.br/universo-cristao/46279/duas-novas-cavernas-podem-conter-os-mais-antigos-textos-biblicos-existentes.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Jorge Linhares
Pastor Elson de Assis
Pastor Lucinho
Missionário David Miranda
Pastora Helena Tannure
Bispa Sonia Hernandes
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Benny Hinn
Pastor Billy Graham
Pastor Reuel Bernardino
Pastor Samuel Mariano
Pastor Samuel Camara
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Marco Feliciano
Pastora Joyce Meyer
Pastor Márcio Valadão
Pastor Claudio Duarte
Apóstolo César Augusto
Pastor Josué Gonçalves
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Geziel Gomes
Pastor Carvalho Junior
Pastor Adeildo Costa
Pastor Oseias Gomes
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Aluizio Silva
Pastor Cesino Bernardino
Pastor Paulo Marcelo
Pastor Yossef Akiva
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Adão Santos
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Silas Malafaia
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastora Bianca Toledo
Pastor Gilmar Santos
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Hidekazu Takayama
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Abílio Santana
Missionário RR Soares
Bispa Ingrid Duque
Bispo Rodovalho
Pastor José Wellington Bezerra da Costa

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Rose Nascimento
Cantor Marquinhos Gomes
Voz da Verdade
Cantora Damares
Cantora Cassiane
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Karen Martins
Cantor Fernandinho
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Nivea Soares
Cantor Irmão Lázaro
Cantor Regis Danese
Cantora Andrea Fontes
Cantora Lea Mendonça
Cantora Aline Barros
Cantora Lauriete
Cantor Kleber Lucas
Cantora Ludmila Ferber
Banda Oficina G3
Cantora Fernanda Brum
Ministério Diante do Trono
Cantora Ana Paula Valadão
Cantor André Valadão
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Eyshila
Cantora Mara Lima
Ministério Renascer Praise
Cantora Cristina Mel
Cantora Bruna Karla
Cantora Alda Célia
Cantor Davi Sacer