Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Cristãos devem envolver-se na política como forma de amar o próximo, ensina teólogo

O renomado teólogo Timothy Keller escreveu um editorial para o The New York Times sobre as posições cristãs históricas em questões sociais controversas, argumentando que elas não se encaixam no sistema político dividido entre o que seria a “direita” e a “esquerda”, nos Estados Unidos identificados com os partidos Republicano e Democrata. Mas sua análise não está presa a realidade apenas de seu país.

Keller, autor de vários best-sellers e fundador da Igreja Presbiteriana Redentor, em Nova York, fez uma abordagem cristã das questões debatidas constantemente hoje em dia sobre as quais a Bíblia já tratava milhares de anos atrás.

“Por exemplo, seguindo tanto a Bíblia quanto a Igreja Primitiva, os cristãos devem estar comprometidos com a justiça racial e os pobres, mas também com a compreensão de que o sexo é apenas para o casamento e para a manutenção da família. Uma dessas visões parece liberal e a outra parece opressivamente conservadora. As posições cristãs históricas sobre questões sociais não se encaixam aos alinhamentos políticos contemporâneos”, avaliou.

Keller salientou que isso não significa que os cristãos devam deixar de posicionar-se em questões importantes, observando que, no século XIX, as igrejas que não reprovavam a escravidão estavam, consequentemente, apoiando essa prática.

“A Bíblia mostra crentes como detentores de cargos importantes em governos pagãos – lembre de José e Daniel no Antigo Testamento. Os cristãos deveriam se envolver na política como uma forma de amar ao próximo, acreditem eles ou não. Trabalhar por melhores escolas públicas ou por um sistema de justiça que não seja contra os pobres ou para acabar com o racismo requer engajamento político. Os cristãos fizeram essas coisas no passado e devem continuar a fazê-lo”, pediu.

 

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Uma boa parte do texto de Keller foi defendendo a necessidade do envolvimento político dos cristãos, mas não necessariamente partidário. “Os cristãos acabam empurrados para duas opções principais. Uma é ignorar tudo e tentar ser apolítico. A segunda é assimilar e adotar integralmente o pacote inteiro de um só candidato para conquistar seu lugar à mesa. Bem, nenhuma dessas opções é válida”, garante.

O pastor argumenta que, embora os crentes possam ser ativos na política, “não deveriam associar a Igreja ou a fé cristã com um partido político sendo cristão”. Sua preocupação é que isso poderia legitimar os argumentos dos críticos que acusam os líderes que tentam usar a religião como um meio para a busca do poder.

“Outra razão para não alinhar a fé cristã com um partido específico é que a maioria das posições políticas não são questões de ordenamento bíblico, mas de sabedoria prática. Isso não significa que a igreja nunca possa falar sobre realidades sociais, econômicas e políticas, porque a Bíblia frequentemente fala delas”, destaca.

Em seguida deu alguns exemplos: “o racismo é um pecado que viola o mandamento de Jesus para “amar o próximo”. Os mandamentos bíblicos para ajudar os pobres e defender os direitos dos oprimidos são imperativos morais para os crentes”. Seu argumento principal parece ser que “Para os cristãos, denunciar as violações flagrantes desses requisitos morais não é opcional, mas uma obrigação”.

Fonte: https://noticias.gospelprime.com.br/cristaos-devem-entrar-na-politica-para-amar-o-proximo-ensina-teologo/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Jorge Linhares
Pastor Geziel Gomes
Bispa Ingrid Duque
Pastor Carvalho Junior
Pastora Helena Tannure
Pastor Claudio Duarte
Pastor Billy Graham
Pastora Joyce Meyer
Pastor Benny Hinn
Bispo Rodovalho
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Aluizio Silva
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Marco Feliciano
Missionário David Miranda
Pastor Elson de Assis
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Samuel Mariano
Pastor Lucinho
Pastor Oseias Gomes
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Yossef Akiva
Pastor Samuel Camara
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Gilmar Santos
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Apóstolo César Augusto
Pastor Adão Santos
Pastor Abílio Santana
Apóstolo Renê Terra Nova
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Julio Ribeiro
Bispa Sonia Hernandes
Apóstolo Agenor Duque
Missionário RR Soares
Pastor Márcio Valadão

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Ludmila Ferber
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Lea Mendonça
Cantora Mara Lima
Cantora Lauriete
Cantora Nivea Soares
Cantora Aline Barros
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Alda Célia
Cantora Elaine de Jesus
Ministério Renascer Praise
Ministério Diante do Trono
Cantor André Valadão
Cantor Davi Sacer
Voz da Verdade
Cantora Rose Nascimento
Cantora Karen Martins
Cantora Andrea Fontes
Cantor Mattos Nascimento
Cantor Regis Danese
Cantora Bruna Karla
Cantora Damares
Cantora Cassiane
Cantora Shirley Carvalhaes
Banda Oficina G3
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Fernandinho
Cantora Fernanda Brum