Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Crescimento evangélico na América Latina espanta, apesar de oposição progressista, diz imprensa europeia

Carlos Mariátegui, considerado um “grande pensador” marxista, previu em 1928 que o protestantismo havia chegado ao seu ápice na América Latina, quando o número de fiéis evangélicos na região beirava 1 milhão de pessoas. De certo, se equivocou.

Mariátegui, peruano, faleceu aos 36 anos em 1930, ano em que os protestantes consolidaram a marca de um milhão de fiéis entre os países da parte latina do continente. 50 anos depois da sua morte, esse número chegava a 50 milhões, um crescimento de um milhão por ano.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Esse crescimento só aumentou nos anos seguintes, chegando a 100 milhões de fiéis nos anos 2000, somando 20% da população latina, contra 69% de católicos. E o crescimento, hoje, tem como principal reduto o Brasil, mas não apenas.

De acordo com informações do jornal italiano Il Manifesto, hoje o Paraguai é o país com menos evangélicos (cerca de 8%), mas a presença nos demais países é crescente. Por exemplo, a atribulada Venezuela, governada desde 1999 por um grupo político de extrema esquerda inspirados no falecido Hugo Chávez, vê o crescimento dos evangélicos em meio à crise econômica.

O uso do termo “conservadores” em tom jocoso para se referir aos cristãos em geral é recorrente na mídia, geralmente aliada ao pensamento “progressista”. E as igrejas evangélicas, sejam tradicionais, pentecostais ou neopentecostais, são vistas como o principal adversário dos que querem a liberação do aborto, casamento gay, ideologia de gênero, drogas e outras reivindicações.

Na Venezuela de Nicolás Maduro, hoje os evangélicos somam 17% da população, que soma, no total, 33 milhões de pessoas. O presidente não tem apoio no Congresso Nacional e, mesmo com o assistencialismo promovido pela política bolivariana, mais da metade do país reprova seu governo.

O crescimento das igrejas evangélicas por lá acontece apesar da extrema dificuldade encontrada pelos cristãos em geral, sejam protestantes ou católicos, causada pela chamada “revolução bolivariana”, que assim como o Bolsa Família no Brasil, é usado pelo governo para distribuir recursos, mínimos, às pessoas em dificuldade e conquistar sua lealdade.

O jornalista Geraldine Colotti, do Il Manifesto, explicou que as dificuldades de evangelização vem da forte presença do feminismo e das “missões” que são feitas pelo chavismo, que ambiciona “organizar politicamente as multidões” e porque, na visão do povo que recebe migalhas do governo, “qualquer deus que se levante deverá marchar rumo à bolivariana ‘máxima felicidade possível’”.

Sobre o Brasil, Colotti destaca que o antagonismo entre conservadores e progressistas fica claro na política: “Percebe-se isso durante as campanhas eleitorais e nas escolhas políticas dos candidatos, na economia e na comunicação. No Brasil, gays e lésbicas podem se casar desde maio de 2013, por decisão do Supremo Tribunal Federal, que, no entanto, pode ser contestada por um juiz conservador. E o casamento igualitário foi o principal cavalo de batalha das poderosas Igrejas pentecostais”.

Atualmente, os brasileiros evangélicos somam 22% da população. Um crescimento chamativo, levando esse grupo cristão a saltar de 5% ao patamar atual em apenas 40 anos. “Com 123 milhões de fiéis, o Brasil continua sendo o maior país católico do mundo. Até 2030, as duas religiões, porém, estarão no mesmo patamar”, concluiu Colotti.

Fonte: https://noticias.gospelmais.com.br/crescimento-evangelico-america-latina-espanta-imprensa-europeia-86387.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Gilvan Rodrigues
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Samuel Camara
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Benny Hinn
Pastor Samuel Mariano
Pastor Billy Graham
Pastor Elson de Assis
Pastora Joyce Meyer
Bispo Rodovalho
Missionário RR Soares
Pastor Gilmar Santos
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Aluizio Silva
Pastor Yossef Akiva
Pastor Márcio Valadão
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Jorge Linhares
Bispa Ingrid Duque
Pastor Oseias Gomes
Pastor Julio Ribeiro
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Geziel Gomes
Pastor Marco Feliciano
Pastor Lucinho
Missionário David Miranda
Pastor Carvalho Junior
Pastor Adão Santos
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Abílio Santana
Pastor Josué Gonçalves
Apóstolo César Augusto
Pastor Claudio Duarte
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Hidekazu Takayama
Apóstolo Agenor Duque
Bispa Lucia Rodovalho
Pastora Helena Tannure
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Aline Barros
Cantora Rose Nascimento
Cantora Fernanda Brum
Cantora Damares
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Alda Célia
Cantor Irmão Lázaro
Ministério Renascer Praise
Cantora Andrea Fontes
Cantora Ana Paula Valadão
Cantor André Valadão
Cantor Fernandinho
Banda Oficina G3
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Cassiane
Cantora Mara Lima
Cantor Regis Danese
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Bruna Karla
Cantor Davi Sacer
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Lea Mendonça
Cantora Karen Martins
Cantora Nivea Soares
Cantora Lauriete
Voz da Verdade
Cantora Elaine de Jesus
Ministério Diante do Trono