Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

A jornada de um ateu que encontrou a fé: filósofo exalta a "espiritualidade riquíssima" do Evangelho

O abandono do ateísmo é mais raro do que o abandono à fé. O mundo atual, secularizado, com influências midiáticas desse pensamento em várias frentes, torna o exercício de crença mais difícil. Portanto, em casos de pensadores que abandonam a descrença para reconhecer a existência de Deus, as reações nunca são tímidas.

O filósofo brasileiro Luiz Felipe Pondé, 57 anos, é um dos formadores de opinião mais lidos do país, e um dos que mais atraem críticas para si, por causa de suas análises contrárias ao pensamento de esquerda, que atualmente encontra grande audiência na sociedade.

Numa entrevista à revista Veja, Pondé contou que deixou de ser ateu por descobrir, na mensagem cristã, uma possibilidade intelectual muito forte para a existência de Deus, e criticou os ativistas ateus por viverem alienados a respeito das experiências possíveis a partir da fé.

“Já fui ateu por muito tempo. Quando digo que acredito em Deus, é porque acho essa uma das hipóteses mais elegantes em relação, por exemplo, à origem do universo. Não é que eu rejeite o acaso ou a violência implícitos no darwinismo – pelo contrário. Mas considero que o conceito de Deus na tradição ocidental é, em termos filosóficos, muito sofisticado. Lembro-me sempre de algo que o escritor inglês Chesterton dizia: não há problema em não acreditar em Deus; o problema é que quem deixa de acreditar em Deus começa a acreditar em qualquer outra bobagem, seja na história, na ciência ou sem si mesmo, que é a coisa mais brega de todas. Só alguém muito alienado pode acreditar em si mesmo”, afirma Pondé.

Ainda sobre a descrença, o filósofo pontua que o contraponto, a fé, permite ver bondade no mundo fadado ao fracasso por conta do pecado: “Comecei a achar o ateísmo aborrecido, do ponto de vista filosófico. A hipótese de Deus bíblico, na qual estamos ligados a um enredo e um drama morais muito maiores do que o átomo, me atraiu. Sou basicamente pessimista, cético, descrente, quase na fronteira da melancolia. Mas tenho sorte sem merecê-la. Percebo uma certa beleza, uma certa misericórdia no mundo, que não consigo deduzir a partir dos seres humanos, tampouco de mim mesmo. Tenho a clara sensação de que às vezes acontecem milagres. Só encontro isso na tradição teológica”, admite.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Essa entrevista de Pondé à Veja, concedida em 2011, tem tido sua repercussão diminuída justamente por atacar bases argumentativas de duas correntes sociais muito presentes na mídia: o ateísmo e a esquerda. Nela, o filósofo aponta que o pensamento de esquerda, que orienta propostas de partidos como o PT e o PSOL, por exemplo, atribuem as mazelas a outros, ignorando a própria contribuição para a realidade injusta.

“O cristianismo, que é uma religião hegemônica no Ocidente, fala do pecador, de sua busca e de seu conflito interior. É uma espiritualidade riquíssima, pouco conhecida por causa do estrago feito pelo secularismo extremado. Ao lado de sua vocação repressora institucional, o cristianismo reconhece que o homem é fraco, é frágil. As redenções políticas não têm isso. Esse é um aspecto do pensamento de esquerda que eu acho brega. Essa visão do homem sem responsabilidade moral. O mal está sempre na classe social, na relação econômica, na opressão do poder. Na visão medieval, é a graça de Deus que redime o mundo. É um conceito complexo e fugidio. Não se sabe se alguém é capaz de ganhar a graça por seus próprios méritos, ou se é Deus na sua perfeição que concede a graça. Em qualquer hipótese, a graça não depende de um movimento positivo de um grupo. Na redenção política, é sempre o coletivo, o grupo, que assume o papel de redentor. O grupo, como a história do século 20 nos mostrou, é sempre opressivo”, comenta Pondé, propondo uma reflexão sobre o discurso político de esquerda, num contraponto com a mensagem do Evangelho.

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/jornada-ateu-encontrou-fe-evangelho-81267.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Abílio Santana
Pastor Carvalho Junior
Pastor Josué Gonçalves
Missionário David Miranda
Pastor Benny Hinn
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Lucinho
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Claudio Duarte
Bispa Ingrid Duque
Pastor Márcio Valadão
Bispo Rodovalho
Pastor Gilmar Santos
Pastora Helena Tannure
Pastora Joyce Meyer
Pastor Oseias Gomes
Missionário RR Soares
Pastor Yossef Akiva
Pastor Julio Ribeiro
Apóstolo César Augusto
Bispa Lucia Rodovalho
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Geziel Gomes
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Samuel Camara
Pastor Billy Graham
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Adão Santos
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Jorge Linhares
Pastor Elson de Assis
Pastor Marco Feliciano
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Aluizio Silva
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Samuel Mariano
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Reuel Pereira Feitosa

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Lauriete
Ministério Renascer Praise
Cantora Andrea Fontes
Cantora Alda Célia
Cantora Rose Nascimento
Cantora Damares
Cantor Mattos Nascimento
Cantor André Valadão
Cantora Ana Paula Valadão
Cantor Regis Danese
Cantora Bruna Karla
Voz da Verdade
Cantor Davi Sacer
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Fernanda Brum
Cantora Aline Barros
Ministério Diante do Trono
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantor Fernandinho
Banda Oficina G3
Cantora Elaine de Jesus
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Karen Martins
Cantora Nivea Soares
Cantora Mara Lima
Cantora Lea Mendonça
Cantora Cassiane